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Entre tantos​ ​nomes​ ​conhecidos​ ​de​ ​grandes​ ​editoras,​ ​o​ ​livro​ ​Tristorosa,​ ​de​ ​Eugen​ ​Weiss, publicado​ ​pela​ ​desconhecida​ ​@link,​ ​chamou​ ​a​ ​atenção​ ​entre​ ​os​ ​finalistas​ ​de​ ​melhor romance​ ​do​ ​Prêmio​ ​Jabuti.​ ​Ana​ ​Weiss,​ ​editora​ ​da​ ​São​ ​Paulo​ ​Review​ ​e​ ​filha​ ​do​ ​nomeado​ à principal​ ​premiação​ ​literária​ ​do​ ​País,​ ​fala​ ​sobre​ ​o​ ​autor​ ​e​ ​a​ ​obra

*​ ​Por​ ​Ana​ ​Weiss *

O​ termo ​refugiado​ ​não estava em ​uso​ ​quando,​ ​em​ ​1947,​ ​dona​ ​Regina​ ​e​ ​seu​ ​Carlos desembarcavam​ ​no​ ​Porto​ ​de​ ​Santos​ ​fugidos​ ​da​ ​guerra​ ​na​ ​Europa.​ ​Com​ ​todas​ ​as dificuldades​ ​no​ ​acesso​ ​à​ ​língua​ ​e​ ​aos​ ​documentos​ ​para​ ​obter​ ​algo​ ​parecido​ ​com​ ​uma​ ​vida de​ ​cidadãos​ ​no​ ​Brasil​ ​foi​ ​um​ ​périplo,​ ​recontado​ ​em​ ​muitas​ ​mesas​ ​de​ ​almoço​ ​de​ ​sábado,​ ​a busca​ ​pela​ ​escola​ ​para​ ​um​ ​garoto​ ​que​ ​mal​ ​abria​ ​a​ ​boca​ ​-​ ​e​ ​quando​ ​o​ ​fazia​ ​era​ ​para​ ​tentar dizer​ ​algo​ ​naquela​ ​única​ ​e​ ​estranha​ ​língua​ ​que​ ​conhecia,​ ​o​ ​húngaro.

O​ ​que​ ​eu​ ​demorei​ ​muito​ ​para​ ​pescar​ ​nessa​ ​repetida​ ​saga​ ​imigrante​ ​é​ ​que,​ ​em​ ​uma​ ​dessas tentativas,​ ​uma​ ​professora​ ​deu​ ​uma​ ​devolutiva​ ​fatal​ ​para​ ​aquela​ ​mãe​ ​que​ ​tinha​ ​assimilado algumas​ ​palavras​ ​do​ ​novo​ ​idioma​ ​na​ ​feira:​ ​seu​ ​filho​ ​nunca​ ​vai​ ​aprender​ ​português.​ ​Minha avó​ ​tratou​ ​de​ ​ir​ ​atrás​ ​da​ ​nova​ ​escola​ ​e​ ​colocou​ ​uma​ ​pedra​ ​sobre​ ​o​ ​assunto.​ ​Meu​ ​pai​ ​não.​ ​Se tornou​ ​um​ ​exemplar​ ​aluno​ ​de​ ​exatas.​ ​Foi​ ​químico,​ ​engenheiro,​ ​executivo​ ​e​ ​passou​ ​os​ ​50 anos​ ​seguintes​ ​redigindo​ ​apenas​ ​e​ ​não​ ​mais​ ​que​ ​relatórios,​ ​muitos​ ​deles​ ​em​ ​inglês.

Confesso​ ​que,​ ​mesmo​ ​vendo-o​ ​enfiado​ ​em​ ​oficinas​ ​literárias​ ​e​ ​em​ ​horas​ ​diárias​ ​de produção​ ​de​ ​contos,​ ​crônicas​ ​e​ ​“uma​ ​novela”,​ ​não​ ​levei​ ​muito​ ​a​ ​sério​ ​quando​ ​recebi​ ​nas mãos​ ​os​ ​datiloscritos​ ​de​ ​​Tristorosa​,​ ​que​ ​esta​ ​semana​ ​soubemos​ ​ser​ ​finalista​ ​do​ ​Jabuti,​ ​o principal​ ​prêmio​ ​literário​ ​brasileiro.​ ​Mas​ ​alguém​ ​tinha​ ​de​ ​fazer​ ​a​ ​revisão​ ​e,​ ​trabalhando menos​ ​pra​ ​poder​ ​se​ ​dedicar​ ​a​ ​escrever​ ​(sete​ ​dias​ ​por​ ​semana,​ ​das​ ​5h​ ​às​ ​9h,​ ​por​ ​dois​ ​anos, em​ ​paralelo​ ​aos​ ​estudos​ ​de​ ​teoria​ ​literária),​ ​o​ ​dinheiro​ ​estava​ ​curto​ ​e​ ​eu​ ​era​ ​sua​ ​única alternativa​ ​até​ ​aquele​ ​momento​ ​(depois​ ​a​ ​Laila​ ​Guilherme​ ​revisou​ ​com​ ​mais​ ​propriedade). Fiquei​ ​estarrecida.​ ​Então​ ​não​ ​era​ ​uma​ ​ocupação​ ​para​ ​a​ ​aposentadoria,​ ​como​ ​todos achavam.​ ​Tive​ ​de​ ​terminar​ ​de​ ​ler​ ​na​ ​primeira​ ​noite​ ​o​ ​romance​ ​(“Novela,​ ​filha,​ ​é​ ​uma novela-sonata”)​ ​para​ ​depois​ ​começar​ ​a​ ​revisão.​ ​Por​ ​onde​ ​andava​ ​esse​ ​escritor​ ​escondido em​ ​tantos​ ​outros​ ​interesses​ ​e​ ​ocupações distantes?

Tentei​ ​achar​ ​pistas​ ​no​ ​livro.​ ​Não​ ​encontrei.​ ​O​ ​personagem​ ​central​ ​de​ ​​Tristorosa​​ ​é​ ​um concertista,​ ​um​ ​pianista​ ​completamente​ ​desprovido​ ​do​ ​desejo​ ​de​ ​tocar​ ​e que​ ​cultiva​ ​uma​ ​única​ ​admiração​ ​em​ ​seu​ ​universo,​ ​pelo​ ​afinador​ ​de​ ​piano.​ ​É​ ​um​ ​músico​ ​que inveja​ ​o​ ​tratador​ ​dos​ ​instrumentos.​ ​Meu​ ​pai,​ ​ao​ ​contrário,​ ​dedicou​ ​a​ ​vida​ ​toda​ ​ao funcionamento​ ​das​ ​coisas​ ​com​ ​uma​ ​admiração​ ​distante​ ​à​ ​arte​ ​e​ ​à expressão.​ ​Mas​ ​sempre​ ​entre​ ​livros,​ ​os​ ​muitos​ ​livros​ ​que​ ​enlouqueciam​ ​minha​ ​mãe​ ​nas inúmeras​ ​mudanças​ ​de​ ​casa​ ​que​ ​seus​ ​ganha-pães​ ​exigiram​ ​durante​ ​a​ ​nossa​ ​infância.

Dos​ ​muitos​ ​volumes​ ​que​ ​sempre​ ​nos​ ​cercaram,​ ​que​ ​ele​ ​lia​ ​diuturnamente​ ​sozinho​ ​ou​ ​pra gente​ ​dormir​ ​os​ ​que​ ​já​ ​conhecia​ ​quase​ ​decor, Isaac​ ​Asimov,​ ​Frank​ ​Herbert,​ ​Edgar​ ​Rice Burroughs​ ​foram​ ​alguns​ ​autores​ ​que​ ​conheci​ ​na​ ​voz​ ​do​ ​meu​ ​pai​ ​enquanto​ ​adormecia. Também​ ​inventava​ ​histórias, meu pai.​ ​As​ ​de​ ​terror​ ​eram​ ​torturantes,​ ​em​ ​episódios.​ ​O​ ​ficcionista sempre​ ​esteve​ ​ali.​ ​Mas​ ​precisou​ ​avistar​ ​os​ ​70​ ​anos​ ​para​ ​entregar​ ​o​ ​material​ ​revisto​ ​por​ ​uma não-revisora​ ​para​ ​um​ ​conhecido​ ​que​ ​acabava​ ​de​ ​montar​ ​uma​ ​editora,​ ​a​ ​@link,​ ​do​ ​Glauber Soares,​ ​a​ ​única​ ​pequena​ ​de​ ​fato​ ​entre​ ​os​ ​finalistas​ ​deste​ ​ano​ ​ao​ ​Jabuti.

Tristorosa​​ ​é​ ​uma​ ​história​ ​de​ ​amor​ ​em​ ​que​ ​a​ ​palavra​ ​amor​ ​nunca​ ​é​ ​dita.​ ​Tem​ ​a​ ​música​ ​como pano​ ​de​ ​fundo​ ​e​ ​como​ ​estrutura:​ ​para​ ​usar​ ​o​ ​tempo​ ​presente​ ​quase por​ ​todo​ ​o​ ​texto, seu​ ​Eugen,​ ​que​ ​sempre​ ​desprezou​ ​problemas​ ​fáceis,​ ​impôs​ ​à​ ​sua​ ​narrativa​ ​o​ ​contraponto, esquema​ ​musical​ ​aplicado​ ​à​ ​literatura​ ​pela​ ​primeira​ ​vez​ ​por​ ​Aldous​ ​Huxley​ ​e​ ​apropriado aqui​ ​por​ ​Erico​ ​Verissimo.​ ​​Caminhos​ ​cruzados,​ ​​do​ ​escritor​ ​gaúcho,​ talvez​ ​seja​ ​um ancestral,​ ​uma​ ​influência​ ​em​ ​​Tristorosa​.​ ​Mas​ ​na​ ​novela-sonata​ ​(é​ ​o​ ​subtítulo),​ ​o​ ​cruzamento de​ ​arcos​ ​acontece​ ​entre​ ​os​ ​muitos​ ​tempos​ ​pelos​ ​quais​ ​percorrem​ ​a​ ​consciência​ ​de​ ​seu protagonista.​ ​Os​ ​demais​ ​personagens​ ​vêm​ ​e​ ​vão​ ​como​ ​ondas​ ​que​ ​nunca​ ​alcançam inteiramente​ ​a​ ​esteira​ ​da​ ​história​ ​do​ ​músico​ ​que​ ​desiste​ ​do​ ​seu​ ​instrumento​ ​para​ ​​ ​tocar​ ​a vida.​ ​Ao​ ​contrário​ ​do​ ​seu​ ​autor,​ ​que​, ​com​ ​a​ ​vida​ ​bem​ ​andada,​ ​retomou​ ​com​ ​mãos​ ​bem​ ​firmes o​ ​brinquedo​ ​que​ ​lhe​ ​foi​ ​tirado​ ​na​ ​infância.

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