O turismo literário é uma modalidade de turismo cultural dedicada à visita aos lugares onde se encontram elementos – como museus, casas-museus, universidades, cafés etc – em que se realizam eventos que de alguma forma influenciaram as grandes obras ou autores da literatura universal. Aborda os lugares e eventos de textos ficcionais, bem como a vida de seus autores. Isso pode incluir a retomada do caminho de um personagem fictício em um romance, visitar o cenário específico de uma narrativa ou seguir uma história de um romancista.

Obra saborosa fruto de um estudo que revela formas de aproximação entre o Turismo e a Literatura, Turismo literário – Sobre cidades e escritores (Folhas de Relva Edições) mostra de que maneira atrativos turísticos como os museus-casas de escritores, os restaurantes por eles frequentados e os monumentos erguidos em sua homenagem revelam os seus processos de criação. O livro ressalta ainda maneiras como a organização da linguagem contribui para que turistas se motivem a conhecer diferentes localidades descritas em obras literárias, revisitando o conceito de Turismo Literário e sugerindo roteiros a serem percorridos pela cidade do Rio de Janeiro.   

Sobre o autor:

Alberto Roiphe é professor de Literatura e de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Realizou Estágio de Pós-Doutoramento na área de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP) e na área de Turismo na Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. É Guia de Turismo na categoria Excursão Nacional – Brasil/América do Sul / Guia Regional/RJ – Atrativos Naturais/RJ.

Tags: