C omeça hoje quarta-feira (3) o Flipoços, em Poços de Caldas (MG), com proposta no fazer literário e na formação de leitores. O viés temático do evento proporcionará mesas com temas relacionados ao meio ambiente, povos originários, cinema, artes, arquiteturas, ocupações, dramas humanos, catástrofes naturais, moda, fotojornalismo e política.

Na área ambiental e de povos originários, o festival leva ao sul de Minas nomes como: Edgar Xakriabá, Daniel Munduruku, Giulianne Martins, Renato Soares, Vanessa Ratton, Luana Guarani, Ana Kariri, Ju Cassou Aruã, Vilma Gil Gomes, Ana Vitória Vieira Monteiro, Alexandre Staut, além do indigenista e escritor homenageado Benedito Prézia.

Já na área do cinema e das artes, o Festival conta com Eric Nepomuceno, Felipe Munhoz, Augusto Meneghin, Felipe Nepomuceno, Alexandre Rabelo, Aryanne Ribeiro, Bruno Hilário, Joelmir Barbosa, Carlos Ratton e Lucas Amorim. No eixo Dramas Humanos e Catátrofes Naturais, o Festival convidou o jornalista internacional Yan Boechat, Juca Martins e Cristina Serra. No eixo Arquitetura e Ocupações, os convidados são Diógenes Moura, Juan Esteves e Manoel da Costa Pinto.

Na área da moda e da produção cultural, voltadas para os trabalho contemporâneo, o Festival conta com a presença de Bob Wolfenson, um dos mais renomados fotógrafos mundiais, que divide mesa com o fotógrafo mineiro de moda Marcio Rodrigues, com participação de Milena Pedrosa, secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Escritores poços-caldenses e autores independentes também estarão presentes. O Encontrão de Escritores Poços-caldense contará com 14 autores e autoras de vários estilos literários, em encontros mediados pelo escritor Tadeu Rodrigues. O Encontrão de Escritores Independentes contará com 6 autores de vários locais do Brasil e mediados pela escritora Silvia Schmidt. Ainda relacionado a Poços, a Academia Poços Caldense de Letras, realiza o 1º. Concurso de Declamação Lamartine de Figueiredo Filho, em homenagem ao confrade cabo verdense, o principal declamador de poesias da Academia.

No eixo Fotojornalismo e Política, o festival promove um encontro com João Borges, Mona Dorf, Juliana Dal Piva, Jonas Golfeto, Lilian Tahan e Gabriela Biló – esta a responsável pela polêmica foto recente que estampou a capa do jornal Folha de São Paulo, retratando a imagem de Lula com um tiro estilhaçado no vidro na altura do peito.

O evento contará ainda com a 3ª Residência Literária Flipoços Camões, com a presença de Judite Canha Fernandes. A autora ficará uma semana em Poços para conhecer a cultura e a história da literatura da cidade para depois escrever um texto inédito. No dia 05 de maio, Judite e José Manuel Diogo participam da mesa em homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Ainda fazem parte da extensa programação do Festival, o Circuito Pegada Literária que são atividades em vários pontos da cidade, escolas públicas, zona periférica e área rural, levando literatura para vários pontos da cidade. E claro, as crianças e jovens como sempre, contarão com uma programação incrível feita pelo Sesc Minas, Sicredi e A Recreativa. Por fim, e para selar todos os dias da programação com chave de ouro, a organização preparou no Espaço Levedo & Letras (beco lateral da Urca, ao lado da Biblioteca Centenário) atrações musicais todas as noites, comes e bebes da Loren Truck Beer e com a Lanchonete Grupo Entre Nós, coordenado pela Angélica Viana.

O Flipoços 2023 conta com o patrocínio da GreenPCR e apoio cultural da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Sicredi, Café Três Corações, Colégio Batista Mineiro, Estante Virtual e Curimbaba. Parceira Cultural Sesc Minas e EPTV. Apoio Camões Brasília, CBL – Câmara Brasileira do Livro. A realização é da GSC Eventos Especiais, sob direção de Gisele Corrêa Ferreira.

Tags: