Evento no Sesc homenageia João Ubaldo Ribeiro

bardo

Você deve estar se perguntando o que Shakespeare tem a ver com João Ubaldo Ribeiro. Bem, a peça Ricardo III, de William Shakespeare, era a preferida do escritor baiano morto em junho. Ele sabia trechos inteiros de cor da obra e fazia questão de interpretar aos amigos, em mesas de bar. Para homenagear Ubaldo, a criadora do projeto 7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores, Eugênia Thereza de Andrade, resolveu incluir a peça na temporada teatral do Sesc Anchieta, em São Paulo, este ano.

“Ubaldo chegou a me dizer a fala mais bonita da peça, certa vez. Decidi dedicar o texto do programa da leitura a ele”, conta Eugênia, amiga do baiano por 50 anos. No elenco, Lee Taylor, como Ricardo III, Claudinei Brandão, Ella Bellissoni, Joaz Campos, Marcelo Szpektor, Paula Cohen, Rogério Brito, Sonia Guedes, a cantora Ná Ozzetti e os músicos Lincoln Antonio e Celso Nascimento.

Drama histórico situado logo após o fim da Guerra das Duas Rosas, quando as casas de York e a de Lancaster travam uma disputa sangrenta pelo trono da Inglaterra, a obra traz um homem disforme por natureza e entediado com os fazeres de um tempo de paz, que resolve se divertir em arquitetar e executar sua estratégia política.

Duque de Gloucester, ele ambiciona o trono de seu irmão Eduardo. Como é o sétimo na linha sucessória, traça e inicia uma escalada golpista sem precedentes, que acaba por levá-lo ao trono. Manda matar o seu irmão Clarence, casa-se com Anna de York, de quem havia matado o marido e o sogro, comemora a morte de seu irmão, o rei Eduardo, manda assassinar seus sobrinhos, crianças ainda, que por direito herdariam a coroa e todos mais que se interpõem em seu caminho.

Serviço: Ricardo III: William Shakespeare; tradução e adaptação: Jô Soares; direção: Eugênia Thereza de Andrade; concepção cenográfica: Mika Lins. Estreia dia 26 de agosto. www.sescsp.org.br