Pequena Música, de Adriana Lisboa (Iluminuras, 2018): Além de incrível prosadora, Adriana Lisboa é uma grande poeta de pequenos acontecimentos. Pequena Música trata ausências e descobertas (de si e do outro) de forma comovente (nunca piegas) a partir de objetos e situações prosaicas. 

Interrompidos, de Alê Motta (Reformatório, 2017): Os micro-contos do livro de estreia de Alê Motta são uma saraivada de tiros que fazem vítimas. Mas, ultrapassando o lúgubre, as brevíssimas narrativas miram as ironias cotidianas que aprendemos ignorar.

Margem de Manobra, de Cláudia Roquette-Pinto (Aeroplano Editora, 2005): Os poemas de Margem de Manobra são versáteis e tenros, sensíveis entendimentos de experiências cotidianas, várias vezes respaldados por reformulações poéticas de outros escritores, artistas plásticos e músicos.

 

*

Maurício de Almeida é autor de Beijando dentes (Record, 2008), vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2007 na categoria contos, e do romance A instrução da noite (Rocco, 2016), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2017 na categoria melhor livro do ano estreante até de 40 anos

Tags: