A moçambicana Cassi Namoda (1988, Maputo) acaba de ser contratada pela galeria paulistana Mendes Wood. A artista usa a pintura como exercício de cruzar referências culturais e históricas entre seu país de origem e o resto do mundo. Usando cores e intensidades que vão do sutil ao mais ácido, aplicadas em pinceladas cruas e expressivas, a artista explora e mistura símbolos religiosos com personagens literários e pessoas reais, tecendo narrativas complexas. Namoda estuda os improváveis pontos de encontro entre mitologias antagônicas e dá um novo significado aos símbolos por meio de imagens construídas com ousadia.

Um aspecto característico de seu trabalho é que ele reúne uma constelação de referências externas que a artista então mistura com aspectos muito pessoais de seu mundo, perto de como um romancista constrói uma história amalgamando o pessoal com o universal. Desta forma, as obras de Namoda as vezes retratam amigos seus e pessoas que ela conhece, mas em uma época diferente ou contexto improvável. Além disso, a figuração de Namoda reúne cenas terrenas com contextos teológicos muitas vezes complexos, e seu trabalho pode revelar as imagens mais sagradas e simbólicas com as mais populares e contemporâneas. Essa liberdade é um dos aspectos centrais de sua pintura, que questiona os limites geográficos e temporais de histórias contadas mas não usualmente pintadas.

Cassi Namoda vive e trabalha entre Los Angeles e Nova York. Suas recentes exposições individuais incluem François Ghebaly, Los Angeles and Nina Johnson Gallery, Miami. O trabalho de Namoda também é incluído em mostras nos seguintes museus: Caribbean Cultural Center African Diaspora Institute, Nova York; Museum of Contemporary African Diasporan Arts, Nova York; CFHILL, Stockholm; Library Street Collective, Detroit; Nicodim Galleries, Los Angeles e Bucharest. Este ano Namoda foi nomeada ‘Rising Arts Stars of 2020’ pela Elephant Magazine e teve um trabalho comissionado para a capa da edição de Janeiro da Vogue Italia. Seu trabalho integra as coleções Pérez Art Museum, Miami; Studio Museum, Harlem; e Baltimore Museum of Art.

Para mais informações, veja o site da galeria.

5d970196-ded2-e3d0-c479-62c92f00e6c0

Tags: , , ,