capa-contracapa-paris-1024x694

Da redação *

No domingo (22), a Revista Pessoa lança, no Salão do Livro de Paris 2015, uma antologia que reúne 27 autores brasileiros, abarcando prosa, poesia, infanto-juvenil e teatro.

O volume foi editado em francês e traz múltiplas vozes da literatura contemporânea nacional, com trechos de romances, contos e poemas de autores reconhecidos no País: Evandro Affondo Ferreira, Elvira Vigna, Alexandre Vidal Porto, Andrea Del Fuego, Jacques Fux, Tércia Montenegro, Alexandre Staut (editor da São Paulo Review), Luisa Geisler, Amilcar Bettega, Luci Collin, Ana Martins Marques, Eucanaã Ferraz, Alice Sant’Anna, Nuno Ramos, Mariana Ianelli, Heitor Ferraz Melo, Dora Ribeiro, Moacir Amâncio, Ana Elisa Ribeiro, Alberto Bresciani, Daniel Munduruku, Cintia Moscovich, Lúcia Hiratsuka, Maria Valéria Rezende, Fernando Vilela, Paula Autran e Leo Lama.

O professor-doutor Leonardo Tonus, da Sorbonne, um entusiasta da literatura contemporânea nacional, é o curador da obra. Tonus também é conselheiro editorial da São Paulo Review e também do Salão do Livro de Paris. Em entrevista à Revista Pessoa, dias atrás, disse que a antologia surpreende tanto no que diz respeito à busca de novas formas de expressão, como nos temas abordados. Falamos com Mirna Queiroz, diretora da Revista Pessoa, e idealizadora do projeto.

Como surgiu a ideia da edição especial para o Salão de Paris? O meu objetivo com a Pessoa sempre foi, além de contribuir com o incentivo ao hábito de leitura, promover a literatura de língua portuguesa, dentro e fora dos países lusófonos. No princípio pareceu bastante ambicioso ou até mesmo lunático ultrapassar a fronteira da própria língua. Com o tempo, no entanto, fui identificando quem poderia ser o parceiro ideal nessa empreitada. Conheci o belo trabalho de divulgação da literatura brasileira na França que o Leonardo Tonus fazia e há dois anos apresentei para ele a proposta de organização de uma edição especial para o Salão que homenagearia o Brasil. Ele encampou o projeto na hora e o resultado está aí. Mas não estamos apenas interessados em Salões. No ano passado, a Pessoa fez uma importante parceria com a Worldreader, plataforma de difusão literária americana que oferece literatura para populações carentes, sobretudo, na África. Recentemente, se associou a outra organização americana de eventos literários e começa a por no mapa de Boston os autores publicados pela revista.

A revista vai ser lançada em edição de papel na França? E no Brasil, vai ser também lançada em papel? Em princípio, lançaríamos só a versão digital da versão brasileira. Como estamos a ser muito questionados pela edição em papel, resolvemos reavaliar a ideia inicial, mas ainda não nos decidimos. Todo o esforço até aqui foi o de garantir primeiro a edição francesa, que tomou muito tempo por conta das traduções e revisões exaustivas. Agora que essa etapa está finalizada, vamos nos debruçar sobre as possibilidades que surgiram no processo todo de lançar a edição especial em papel no Brasil e em outros países, em mais uma ou duas línguas.

Serviço: Revista Pessoa – Edição especial Salão do Livro de Paris 2015

Lançamentos:

Domingo, 22 de Março, às 10h30, no stand 2 do Pavilhão do Brasil no Salão do Livro – Porte de Versailles, Paris 

Quarta-feira, 1º de abril, 18h, no Espaço Lusofolie’s,  57, Avenue Daumesnil, Paris

Tags: , , , , ,