Obra ilustrada de Marina Arbolave conta a história verídica de Mara, de seu nascimento na Índia e uma vida degradante em circos e zoológicos no Uruguai e na Argentina até a sua chegada a santuário no Brasil. Livro lançado em coedição pelas editoras Barbatana e Lote 42 repassa 5% da pré-venda ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB).

As editoras Barbatana e Lote 42 lançam em maio o livro ilustrado Minha viagem com Mara, escrito e ilustrado pela artista argentina Marina Arbolave. A emocionante história da elefanta Mara é contada nesta obra voltada a crianças e jovens leitores (de todas as idades).

A campanha de lançamento terá atividades em quatro livrarias de São Paulo: Livraria Miúda, A Banca de Livros, Casa Cosmos e Banca Tatuí. Veja a agenda detalhada abaixo.

A trajetória de Mara é dura, pública e verídica: uma elefanta nascida há mais de 50 anos na Índia, e que, após décadas de cativeiro e sofrimento em circos e zoológicos do Uruguai e da Argentina, deixou Buenos Aires em 2020 para finalmente alcançar a liberdade em um santuário de elefantes localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, região Centro-Oeste do Brasil.

Como a própria Marina Arbolave conta no livro, ao conhecer a história do traslado da elefanta começou a desenhar insistentemente as cenas que encontrava nas suas pesquisas. Ela, que vive em Buenos Aires, trabalhou por quatro anos neste projeto, com aquarelas e canetinha, até virar um livro.

O resultado chega agora, em uma coedição da Barbatana com a Lote 42, com pré-venda realizada nos sites da Banca Tatuí e da Edições Barbatana, com frete grátis em ambos lugares e o destino de 5% das vendas desse período ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e que abriga Mara desde 13 de maio de 2020.

Livro ilustrado que se alterna entre o relato de memórias e a delicadeza de desenhos que oscilam entre o figurativo e o poético, Minha viagem com Mara nos conduz pela áspera realidade dos maus-tratos de animais e um caso raro de final feliz, digno de registro e celebração. O posfácio é de Peter O Sagae. 

A obra está em pré-venda na Banca Tatuí e no site da Edições Barbatana e chega ainda em maio às livrarias.

Minha viagem com Mara é o livro nº 56 da Lote 42 e o livro nº 48 da Barbatana.

Tags: