Flipoços, rumo aos dez anos

Guignard-_Paisagem-Imaginante_1950_Oleo-sobre-madeira

Ana Miranda, João Carrascoza, Luis Erlanger, Raphael Montes, Alex Sens Fuziy, Luis Serguilha, Raquel Naveira, Marco Haurélio, João Correia Filho, José Ruy Gandra e Ana Beatriz Barbosa Silva são alguns dos nomes já confirmados para a décima edição do Flipoços, que acontece no primeiro semestre de 2015, em Poços de Caldas (MG). A festa vai homenagear a escritora Tatiana Belinky (1919-2013) e a poços-caldense Ligia Braga Westin Romanelli.

“O Festival Literário de Poços de Caldas – Flipoços é um evento  compromissado com o fomento à literatura. Ao longo dos anos, temos conquistado espaço no Brasil como um dos festivais mais importantes e relevantes no contexto editorial nacional. Este dado foi apontado numa pesquisa recente realizada pela Unesco, que traz Poços de Caldas como a cidade de maior índice de leitura em Minas Gerais”, diz Gisele Corrêa Ferreira, diretora do evento e conselheira editorial da revista São Paulo Review.

“A história do Flipoços tem se firmado em cima da necessidade de formar novos leitores… crianças, jovens ou adultos, todos são vistos carinhosamente por nossa curadoria”, diz. “Nestes dez anos de história, muitas passagens e fatos marcantes serão para sempre lembrados, como por exemplo, o escritor Ariano Suassuna (1927-2014), que participou da festa por duas vezes.”

No próximo ano, diz Gisele, o evento pretende resgatar o mundo lúdico das crianças. Tendo como slogan “A Literatura como resgate da Velha Infância”, o evento quer provocar reflexão a respeito da infância. “A literatura infantil ocupará espaço de destaque, com vasta programação… são escritores, ilustradores, contadores de histórias, recreações e oficinas.”

Tags: , , , , , , , , , ,