Floresta

Capa 2D_Floresta

Floresta é um poema com temas sensíveis da natureza humana que, de forma abrupta, irrompem no universo infantil. O pequeno-grande leitor se vê face a sentimentos intoleráveis, resistentes ao tempo, incompreensíveis aos olhos de uma criança. Como fazê-la entender um mundo atroz? Com palavras gentis, por meio de um olhar poético, inspirado pela natureza, o autor desvela uma trajetória de desconstrução em busca do essencial.

“Escrevi o poema para crianças de 9 a 99 anos. Espero que os leitores se sintam atraídos pelas diversas formas de se embrenhar na Floresta e sair dela com alguma lição, mesmo que de estranhamento, para voltar e entrar por outra trilha, pois não é ruim se perder quando se busca algo diferente”, conta Mauricio Vieira, o autor.

As ilustrações, com cores que se transformam bruscamente, revelam objetos ora em close, ora em planos panorâmicos. Os espaços em branco, propositais, são lacunas para serem preenchidas pela imaginação. Uma Floresta ilustrada que enriquece as múltiplas vias a serem percorridas. “A intenção é que o leitor faça muitas leituras e mergulhe cada vez mais nessas várias camadas”, diz o ilustrador Jonathas Martins. “O poema tem algo de busca interior, de se desprender e de se conectar ao mesmo tempo. Meu objetivo, por meio das imagens, foi propor essa jornada.”

Floresta, de Mauricio Vieira, ilustrações de Jonathas Martins (Raiz, 48 págs.)