O colaborador da São Paulo Review Hugo Almeida vai lançar seu quarto livro de contos, Certos casais, na próxima segunda-feira (27/9), a partir das 19h30, em “live” no canal YouTube da Editora Laranja Original, de São Paulo. No início de abril do ano passado, Almeida publicou aqui o ensaio “Contos dos anos 2000 já merecem uma antologia”, que teve grande repercussão nas redes sociais.
Certos casais reúne nove textos, divididos em dois livros. Boa parte dos contos foi escrita há 30 anos e outros há 20, mas antes da publicação o autor fez ajustes neles. Todos os contos são inéditos. As oito histórias do Livro I podem ser lidas como capítulos de um romance, mas têm autonomia, observam Beatriz Magalhães na orelha e Francisco de Morais Mendes na contracapa. O conto do Livro II, “Amor radioativo”, é sobre a vida e o trabalho do casal Curie. Com projeto gráfico de Marcelo Girard, Certos casais inaugura a coleção Rosa Manga, da Laranja Original.
Mineiro radicado em São Paulo desde 1984, Hugo Almeida (1952) é autor de mais de dez livros, entre eles o romance Mil corações solitários (Prêmio Nestlé-1988), que teve três edições pela Scipione, Viagem à Lua de canoa, incluído no PNBE de 2011, Porto Seguro, outra história (2005) e Meu nome é Fogo (2007). Doutor em Literatura Brasileira pela USP, organizou Osman Lins: o sopro na argila, (Nankin, 2004) ensaios, e as coletâneas de contos Nove, novena: variações (Olho d’água, 2016) e Feliz aniversário, Clarice (Autêntica, 2020). Seu primeiro livro de contos, Globo da morte, de 1975, foi aplaudido por autores consagrados como Osman Lins, Carlos Drummond de Andrade e Rubem Fonseca. Hugo Almeida publicou ainda os volumes de contos Em teu seio Liberdade (1985) e Cinquenta metros para esquecer (1996).
*