51axq3u7EsL._SX311_BO1,204,203,200_

Maria Sklodowska, mais tarde conhecida como Marie Curie, cresce com a convicção de que o conhecimento é o bem mais precioso que alguém pode ter. E é isso que a impulsiona a lutar por seus objetivos durante toda a vida, mesmo em uma época em que o ambiente acadêmico e científico era majoritariamente masculino. Marie Curie no país da ciência, de Irène Cohen-Janca e Claudia Palmarucci, é o lançamento da SM Educação, voltado ao público juvenil, sobre uma das maiores cientistas de todos os tempos e sua história de coragem, solidariedade e amor à ciência.

Ao longo da biografia ilustrada, a vida familiar e profissional da protagonista é narrada com sensibilidade, apuro estético e precisão histórica. Além disso, a obra aborda temas relevantes e atuais, como o protagonismo feminino, o preconceito de gênero, a determinação e resiliência na busca de objetivos e a solidariedade e a responsabilidade perante o outro.

 As ilustrações de Claudia Palmarucci, que se debruçou em um rico trabalho de pesquisa histórico-cultural, ampliam os sentidos do texto verbal e enriquecem a contextualização de época, criando diversas camadas de leitura.

 Marie Curie no país da ciência é uma das obras vencedoras do prêmio Bologna Ragazzi em 2020, um dos mais importantes prêmios do mercado infantojuvenil mundial, e será publicada em diversos países.

 *

 Marie Curie no país da ciência, de Irène Cohen-Janca. Ilustrações de Claudia Palmarucci. Tradução de Chantal Castelli e notas de Adilson Miguel. (SM Educação, 96 págs.)