“Da redação”

Bailarino de destaque no cenário nacional, com passagens pela São Paulo Cia. de Dança, de São Paulo; Quasar Cia de Dança, de Goiânia; e Balé do Teatro Guaíra, de Curitiba, Samuel Kavalerski lança seu primeiro livro, a novela Epilepsia – uma fábula. O personagem principal da trama, conforme conta, apareceu num sonho. “Eu chegava numa aglomeração de pessoas em volta de um vulto impreciso e perguntava: quem é? Alguém respondia: ‘É o mendigo epilético’.”

Samuel diz que a história do livro surgiu num momento em que ele decidia deixar de ser bailarino de companhias oficias de dança e a dança de alta performance, buscando outras linguagens artísticas. “Até então, dançar era o tema primordial da minha vida.”

Foi do desejo de não se mover, que surgiu o personagem da novela que lança agora. “Nas pesquisas para a escrita do livro, soube que a doença da epilepsia tinha relação com o sagrado, na antiguidade. Então me vi frente a frente a um mendigo que, como um monge, se esvazia de si e se permite ser levado por uma dança involuntária, com uma liberdade tão linda quanto assustadora.”

Nas pesquisas para o livro ainda se deparou com o mitológico bailarino Vaslav Nijinski, que terminou a vida num sanatório sob o diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo. “O limite entre loucura e potencia criativa sempre me encantaram.”

 Kavalerski é bailarino, coreógrafo e artista visual. Dirigiu “Céu de Espelhos”, projeto vencedor do 20o Cultura Inglesa Festival, dividindo a criação e a cena com a bailarina argentina Irupé Sarmiento. O espetáculo rendeu-lhes uma indicação ao prêmio de melhor interpretação da APCA. Foi professor, coreógrafo e ensaiador do Corpo Jovem da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. Foi solista da São Paulo Cia. de Dança, integrou o elenco da Quasar Cia de Dança, de Goiânia, e o Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. É graduado em Artes Visuais com Ênfase em Computação pela Univeridade Tuiuti do Paraná e tem desenvolvido trabalhos que integram as diferentes linguagens artísticas: dança, artes visuais, teatro e, agora, a literatura.

A Folhas de Relva Edições é a mais nova editora brasileira voltada à literatura contemporânea nacional. A estreia no mercado é marcada pelo lançamento de Epilepsia – uma fábula, de Samuel Kavalerski, e pelo romance O Incêndio, de Alexandre Staut.

 ***

 Serviço:

Ficha técnica:

Epilepsia | uma fábula, de Samuel Kavalerski (Folhas de Relva Edições, 76 páginas)

Lançamento acontece na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915), no dia 26 de abril , das 19h às 21h30

Captura de Tela 2018-04-02 às 11.17.13

 

*

Assista o booktrailer do livro: 

https://www.youtube.com/watch?v=OZNiJNnVjo4

 

 

Tags: