* Da redação *

Para celebrar o Dia Mundial do Livro – 23 de abril -, a Associação Nacional das Livrarias (ANL) está promovendo a “Semana nas Livrarias”. De 18 a 23 de abril, as livrarias em todo o país estarão unidas para oferecer uma programação especial, que inclui promoções, lançamentos, sessões de autógrafos, entrega de brindes e rodas de leituras regadas a trocas de ideias. O objetivo é atrair o público para as livrarias físicas, um dos setores mais afetados pela pandemia.

Em um momento em que o planeta vem enfrentando uma crise sanitária, econômica e geopolítica como há muito tempo não se via, a valorização da educação e da cultura se tornam ainda mais indispensáveis. No Brasil, o mercado livreiro tem sido assombrado também por outras ameaças, como o imposto do livro e a concorrência desleal de empresas gigantes do comércio eletrônico que praticam uma política de descontos agressiva. Assim, a campanha Semana nas Livrarias chega para colocar um holofote sobre todas essas questões e valorizar o livro e as livrarias do país.

“Livrarias são muito mais que lugares de venda de livros. Estar em uma livraria se torna um momento para interagir com outros leitores, livreiros e até autores, compartilhar conhecimentos, ter uma pausa para um café, conhecer novas pessoas e ter acesso a uma maior diversidade de gêneros, autores e editoras. Nosso setor uniu forças e trouxe a Semana nas Livrarias para o Brasil com o intuito de incentivar o hábito da leitura, apresentar novos autores e trocar experiências. Serão seis dias com ações especiais para que os leitores se sintam acolhidos de forma ainda mais especial”, diz Mônica Carvalho do Conselho Fiscal da ANL. “A partir desse ano no Brasil, a Semana nas Livrarias chega com o objetivo de levar as pessoas para as nossas livrarias e destacar a importância social desse espaço de vida e de cultura. Queremos que a campanha se torne parte do calendário cultural anual, fortalecendo esse espaço ainda tão escasso em nosso país”, complementa Mônica.

Criado pela UNESCO, o Dia Mundial do Livro (World Book Day) tem como objetivo fomentar a alfabetização e o gosto pela leitura. Por isso, muitas das programações das livrarias terão as crianças como foco, com contação de histórias, apresentação de fantoches, sessões de autógrafos e lançamentos de livros infantis.

*

Na foto, a livraria Nossa Cidade, aberta recentemente na Vila Mariana, em São Paulo (Rua Joaquim Távora, 731a, terça a sábado das 11h às 18h). 

Tags: