Chão de Peixes

image001

Inspirada nos haicais japoneses, a premiada Lúcia Hiratsuka pesca sons, imagens e sensações guardados lá no fundo da memória e, com a naturalidade e a delicadeza das pinceladas em tinta sumi e faz surgir a poesia que está na simplicidade do cotidiano. Em Chão de Peixes, convida o leitor a dar um novo sentido para a natureza que nos cerca. Entremeadas aos saltos do grilo no quintal, aos passos das formigas andando em fila, palavras sumiram, outras surgiram e se misturaram aos riscos e rabiscos do capim. Riscos que formam peixes, o chão que vira mar, lagartixa que vira lua, e até o tempo se torna outro.

Com uma marca muito pessoal, as ilustrações de Lúcia se destacam pela simplicidade e leveza. Neste livro, ela utiliza, à sua maneira, a arte do sumiê, uma técnica oriental de desenho que chegou ao Japão com os monges zen-bundistas. Feita com tinta à base de fuligem, seus traços são únicos e sem retoques.

O lançamento acontece no dia 14, na Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, SP), a partir das 14h. Em seguida, às 16h, a atriz Ana Luísa Lacombe realiza contação de histórias, dando vida aos personagens do livro.

 Chão de Peixes, de Lúcia Hiratsuka (Editora PequenaZahar, 48 págs.)