Um bate-papo online com o romancista Julián Fuks e a criação de um site exclusivo (www.paiolliterario.com.br) marcam a volta do Paiol Literário, em 8 de junho. O projeto, que promove conversas com autores brasileiros, é realizado desde 2006 pelo jornal Rascunho. Neste ano, conta com patrocínio do Itaú via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Até dezembro, serão sete encontros transmitidos ao vivo pelo canal do Paiol Literário no Youtube, às 19h30. A mediação será do editor do Rascunho, o jornalista e escritor Rogério Pereira.

“O Paiol Literário se propõe a fazer uma verdadeira radiografia da literatura brasileira por meio da experiência dos autores. É também uma forma de preservar a memória cultural do país”, diz Pereira. Segundo ele, os encontros online têm algumas vantagens, apesar de perder o contato direto com o público como acontecia nos bate-papos presenciais. “Com a transmissão pelo YouTube, teremos um alcance ainda maior, chegaremos a mais leitores em todas as partes do mundo. E o material estará permanentemente no ar.”

Julián Fuks nasceu em São Paulo (SP), em 1981. Estreou na literatura em 2004, com os contos de Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu, e ganhou maior destaque com o romance A resistência (2015) — vencedor dos prêmios literários Jabuti e José Saramago. Publicou, também, A ocupação (2019), Procura do romance (2012) e Histórias de literatura e cegueira (2007). Acaba de lançar Romance – história de uma ideia, pela Companhia das Letras. Vive na capital paulista.

O Paiol Literário é realizado em Curitiba desde 2006 e já entrevistou 71 autores brasileiros. Fazem parte nomes como Nélida Piñon, Ruy Castro, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Marina Colasanti. Os encontros são iniciados sempre com a pergunta: “Qual a importância da literatura para a vida das pessoas? E por que ler?” Além de Fuks, outros seis escritores integram a programação desta temporada: Marília Garcia (6/julho), Paulo Scott (3/agosto), Veronica Stigger (8/setembro), Edyr Augusto (5/outubro), Patrícia Melo (9/novembro) e Cida Pedrosa (7/dezembro). Excepcionalmente, o bate-papo com Patrícia Melo acontecerá às 15h30. Os demais, às 19h30.As entrevistas serão transcritas, editadas e publicadas nas versões impressa e online do Rascunho, assim como no site do projeto www.paiolliterario.com.br, desenvolvido pelo Estúdio Thapcom. Em parceria com o Itaú Cultural, as conversas também serão veiculadas em formato podcast.

Tags: , ,