A americana K. L. Walther, autora do romance Uma tempestade de verão, virá ao Brasil para participar da Bienal do Livro Rio. O maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, que está completando 40 anos, será realizado entre os dias 01 e 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Nesta edição, a Bienal renova seu compromisso com a pluralidade de ideias e o encantamento do público e apresentará uma programação extremamente rica, que aponta para o futuro e se renova com atrações em formatos variados e experiências para fãs de histórias, literatura, audiovisual, games e outras narrativas.

 

*

A OIA Editora anuncia a chegada de um novo autor – mestre da literatura brasileira – o pernambucano Raimundo Carrero, publicando o box “Ceifa sangrenta em campo de batalha” com a reedição de quatro títulos que chegam às livrarias no próximo mês: “A dupla face do baralho”, “Os Extremos do Arco-Íris”, “Sinfonia para vagabundos” e “Viagem no ventre da baleia”.

O projeto de reedição é do Escritor, Editor e Diretor de Publicações da OIA, Thiago Medeiros. “É uma honra imensa recebermos a obra do Raimundo Carrero e tê-lo conosco. Estas publicações que formam o box são um resgate das obras de crítica sócio-política mais contundentes do autor”, conta Thiago.

*

O curitibano Luís Henrique Pellanda é reconhecido pelo seu humor sutil e perspicácia jornalística. Com mais de dez obras lançadas e passagens como cronista por importantes veículos de comunicação, ele combina habilidades literárias e experiências como observador atento da realidade para capturar a essência das coisas em suas mais diversas possibilidades e formas. Em meio a um cenário contemporâneo, em que os avanços tecnológicos nos conectam instantaneamente, Pellanda conduz o leitor por caminhos introspectivos, repletos de reflexões sobre o tempo, a memória e as mudanças sociais.

Em O caçador chegou tarde, lançamento da Maralto Edições, Luís Henrique Pellanda entrega 62 contos inéditos que mergulham o leitor na subjetividade de seus personagens, causando sensações muitas vezes simultâneas de familiaridade e desconforto.

*

O editor da Folhas de Relva Edições Alexandre Staut convidou escritores nacionais de diversos estilos e regiões do país para a antologia de contos Gerúndio a dois, em que cada um homenageia um par – ideia que surgiu de uma série de contos publicada nesta São Paulo Review, revista literária ligada a esta editora, em meados da década passada.

O resultado são textos sobre amizade, amor, coleguismo, sempre em clima de bom humor… em que aparecem Vagner Amaro aconselhando Machado de Assis, Ary Quintella deixando-se levar por Castro Alves em Singapura, Maria Valéria Rezende esclarecendo… Carlos Drummond de Andrade, Andrea Nunes sonhando com Augusto dos Anjos, Sergio Leo perambulando com Lima Barreto, Rogério Duarte tomando coragem com Raul Pompeia e José Lins do Rego, Marcia Camargos escapando ao cerco com Pagu, Maurícia Vieira confabulando com Cecília Meireles, Mailson Furtado seguindo um cortejo com Manuel Bandeira, Ronaldo Cagiano deambulando com Rosario Fusco, fitando a cidade entre escombros do futuro, Carlos Marcelo escutando Eduardo Frieiro, Ana Elisa Ribeiro rindo de certos pesadelos com Clarice Lispector, Paula Fábrio tentando fazer contato com Hilda Hilst,  Marcelo Maluf tocando bateria com Fernando Sabino, Raimundo Neto chegando ao fim da linha com Torquato Neto, Alexandre Vidal Porto examinando Guimarães Rosa, Walther Moreira Santos flechando Lúcio Cardoso, Sérgio Tavares adotando um menino com Murilo Rubião, Isadora Sinay fazendo compras com Ana C., Thais Lancman trocando pneu com Lygia Fagundes Telles, Alex Andrade tecendo um breve diário com Caio Fernando Abreu, Eltânia André subindo as montanhas de xisto da Bulgária ou assassinando a lógica com a caneta de Campos de Carvalho, Andréa del Fuego consultando Ivana Arruda Leite, Keka Reis alimentando os gatos de Istambul com Índigo, Anita Deak vindo ao Ó com Vicente Franz Cecim, Santiago Nazarian consultando Dráuzio Varella, Mariana Ianelli olhando a noite com Anna Maria Martins, Alexandre Staut acendendo uma fogueira com Davi Kopenawa.

O lançamento ocorre no domingo, 4 de junho, no Macabéa Café, na Santa Cecília, das 15h às 17h30. Conheça a obra aqui.

 

Tags: