Por Madu Dunker *

Os 13 Porquês, de Jay Asher, é um livro que descobri da maneira mais inusitada possível, enquanto lia uma fanfic com de mesmo nome da obra.

Por estar lendo uma fanfic baseada em Harry Potter, fiquei séculos procurando o nome do livro até encontrar inusitadamente no Facebook, em uma página de frases. Mesmo assim, demorei meses para ter a oportunidade de lê-lo, mas valeu a pena esperar.

Os 13 Porquês é simplesmente incrível. Fiquei fissurada do início ao fim. Bem, o livro traz a história de Hannah Baker, uma adolescente que se suicidou, deixando dois jogos com sete fitas e 13 porquês de sua morte.

Quando Clay chega da escola e encontra uma caixa de sapato com as fitas, vai até a garagem de sua casa para reproduzi-las e fica surpresa ao escutar a voz de sua colega de classe, Hannah Baker.

A garota havia cometido suicídio (overdose de remédios) há duas semanas. Quando Clay começa a ouvir o material fica cada vez mais intrigado para descobrir porque recebeu as fitas. A última vez em que elas se falaram foi numa festa, que é o elo da morte.

Alex, Jenny, Justin, Jessica, Tyeler, Courtney, Marcus, Zach, Ryan, Clay, Jenny, Bryce e Sr. Porter podem ser o grande motivo da morte. E Clay tem que ouvir as fitas até o fim.

Justin Foley foi o primeiro menino que Hannah beijou. Graças a ele, Hannah recebe má reputação, que não correspondia à verdade.

Alex Standall criou uma lista que acabou gerando sérios problemas à Hannah. Jessica Davis: o ciúmes pôde ter levar as duas amigas a se separar, o ciúmes fez com que aumentasse o boato sobre a vítima.

Tyeler Down é alguém que espiou Hannah pela janela do quarto da mesma. Courtney Crimsen foi manipuladora e falsa. Usou Hannah para aumentar sua popularidade.
Já Marcus Cooley chamou Hannah para sair no dia dos namorados, deixando-a esperar por muito tempo. Zach Dempsey viu o confronto entre Marcus e Hannah e mais tarde foi paquerar a mesma.

Rayn Shaver roubou o poema de Hannah e o levou para o jornal da escola. Clay Jensen: Hannah só queria que ele conhecesse sua história. Jenny kurtz: Convenceu Hannah a aceitar a proposta de Marcus, e, dias depois, quando dava carona para ela, derrubou uma placa de “Pare” e não quis chamar ninguém para arrumá-la, causando um acidente que resultou na morte de um aluno do colégio.

Bryce Walker: ela abusou de Hannah, depois de ter estuprado Jessica Davis, enquanto a mesma estava inconsciente. Já o Sr. Porter, em vez de ajudar a protagonista, deixou-a sair de seu escritório chateada, dizendo para ela seguir a vida normalmente.

Enfim, um livro com suspense do início ao fim. Conseguiu prender a minha atenção até a última frase.

*

Os 13 Porquês, de Jay Asher [ed. Ática, 256 págs.]

Avaliação: _pena-01_pena-01_pena-01 [ótimo]

*

Madu Dunker tem 11 anos e é estudante. É a resenhista mirim da São Paulo Review

Tags: