Por Alexandre Staut *

Edgard Cavalheiro (1911-1958) nasceu em Pinhal, São Paulo. Foi escritor, crítico e jornalista, destacando-se também como um dos maiores biógrafos de seu tempo. Publicou dezenas de biografias, entre as quais, de Garcia Lorca, Fagundes Varela, Álvares de Azevedo e de seu amigo, Monteiro Lobato, trabalho literário mais importante de Cavalheiro.

O autor foi presidente e um dos fundadores da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e idealizador do Prêmio Jabuti, a principal premiação literária do País. Foi ainda o responsável pelo pedido de tombamento do Sítio de Lobato e narrador de histórias de Monteiro Lobato em um programa de rádio chamado No Sítio do Pica Pau Amarelo.

Para comemorar ano quinze anos de atividades, a Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro” realiza, a partir desta quinta [dia 29], a terceira edição da “Semana Edgard Cavalheiro”, evento criado para difundir a vida e obra do maior representante da literatura em Pinhal.

A edição acontece entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, e foi articulada pelos escritores Ricardo Biazotto,  João Batista Rozon e Moacir Amâncio, todos pinhalenses.  As atividades são gratuitas e acontecem no Theatro Avenida e na Escola Estadual “Profº Benedito Nascimento Rosas”.

A programação inclui palestras, bate-papos, apresentações musicais e teatrais, lançamentos de livros e intervenções culturais pelas ruas da cidade. A principal atração será o escritor Cristovão Tezza [foto]. O evento marca também o lançamento da edição física do livro Antologia comemorativa – 15 anos da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro, idealizado e organizado por Biazotto.

Com contos, crônicas e poemas de tema livre, o livro conta com a participação de diversos escritores da cidade, além de representantes das cidades de Aguaí, Corinto, Guarujá, Jacutinga, Machado, Pedreira, Santo Antônio do Jardim e Santos.

O evento ainda tem participação de Sílvio Tamaso D’Onófrio, pesquisador da vida e obra de Edgard Cavalheiro, de João Worms, Madu G. R., Maurício Chaim e Paulo Stefani Tobias.

Veja a programação abaixo

29 de outubro

19h30: Solenidade oficial de abertura com a presença de autoridades.
20h00: Apresentação musical de alunos do Projeto Guri de Espírito Santo do Pinhal.
20h30: Mesa de escritores — “A Literatura em Espírito Santo do Pinhal”
João Batista Rozon
Madu G. R.
Maurício Chaim
Ricardo Biazotto
Mediador: Paulo Stefani Tobias

30 de outubro

19h00: Apresentação musical
Orquestra de Violeiros “Crescer no Campo”.
19h30: Lançamento da Antologia comemorativa — Quinze anos da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard
Cavalheiro
20h00: Apresentação de dança e leitura de poemas dos alunos do Profº Paulo César Ricci Romão.
20h15: Palestra:
Cristovão Tezza (escritor ganhador do Prêmio Jabuti com o livro O filho eterno
Mediador: Moacir Amâncio (jornalista, professor de literatura hebraica e escritor
ganhador do Prêmio Jabuti).

31 de outubro

14h00: Bate-papo “Literatura, Juventude e Internet”.
Hugo Sales
Diego Carleti
Mediador: Sílvio Tamaso D’Onofrio
Local: E. E. “Profº Benedito Nascimento Rosas” (Rua Sampaio Júnior, s/n — Vila São
José).
20h00: Apresentação teatral
“Os Saltimbancos” (Cia. Viva Arte).

01 de novembro

20h15: Apresentação musical
“Lisbela e o Prisioneiro” (Trupeçar)

Tags: