A 21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto prossegue sua agenda nesta terça-feira (23) destacando o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 em vários eventos específicos. Para as crianças, sessões da oficina Meu Abaporu – às 9h e 14h30, na Esplanada do Theatro Pedro II (Ambient de Leitura) – apresentam ao público infantil a importância do mais famoso quadro da pintora Tarsila do Amaral, que também foi desenhista e tradutora. A base da atividade é a imitação de xilogravura feita com reaproveitamento de descartáveis. Condução da artista plástica Márcia Mias e do ator e contador de histórias, Evaristo Moura.

Para jovens e adultos, tem a palestra “A plataforma Verri e suas informações sobre a Semana de Arte Moderna, as comemorações da Independência e os escritos de Monteiro Lobato sobre Ribeirão preto”, às 9h30, no Auditório Pedro Paulo da Silva, Centro Cultural Palace. Abertura com apresentação musical de Gustavo Molinari. À tarde (14h), no mesmo local, a sessão Diálogos reúne o médico e escritor Camilo André Mério Xavier, a escritora e professora Heloisa Alves, e a pedagoga, professora e linguista Elaine Assolini para a roda de conversa “100 anos da Arte Moderna e bicentenário da Independência: contribuições da incubadora cultural”. Abertura com show de Alcione Menegaz.

Na Sessão 200 Anos, o escritor e historiador gaúcho Rodrigo Trespach conversa com o público sobre seu livro “1824: Como os alemães vieram parar no Brasil, criaram as primeiras colônias, participaram do surgimento da igreja Protestante e de um plano para assassinar D.Pedro II”. O encontro será às 14h, no auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II), com mediação de Vitor Queiroz dos Santos. Para o Salão de Ideias, a convidada desta tarde é a jovem escritora Ryane Leão. No bate-papo agendado para 16h na Biblioteca Sinhá Junqueira, Ryane fala sobre a descoberta e a paixão pela literatura e sobre sua produção autoral. A mediação do encontro é de Mônica Águeda de Souza Alário.

No Estande Diversidade, instalado na Praça XV de Novembro, três palestras estão programadas. A primeira sobre Autismo, com o Instituto ABAcare (10h), a segunda sobre Psicologia Funcional, com o projeto Somar (14h), e a terceira sobre o treinamento de cães terapeutas que auxiliam pessoas deficientes na interação social, com a ONG Dr. Cão Paixão (15h30).

João Cabral por Xico Sá

Considerado um dos mais importantes e emblemáticos poetas brasileiros, o escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto é o destaque da agenda noturna. No espetáculo “Sinapses Poéticas”, marcado para 20h30, na sala principal do Theatro Pedro II, o jornalista Eduardo Beu e a atriz e poeta, Marina Wisnik, recebem o escritor e cronista cearense Xico Sá para uma conversa sobre a obra e sobre curiosidades da vida de João Cabral, famoso pelo rigor estético de sua poesia cerebral, construtivista e objetiva. Performances, oralidade poética e imersão auditiva compõem o roteiro do evento. Transmissão on-line no Site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Antes desse encontro, a noite na FIL começa ritmada. Às 18h, no espaço Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II), a Central Única das Favelas/CUFA-RP, comanda a Batalha da Arte, uma competição de poesia falada e performances artísticas. Às 18h30, no Espaço de Convivência do Sesc, a intervenção Batalha do Ponto 157, edição Sopa de Conhecimentos, abre espaço para a cultura hip hop, com batalha de rimas, poesia e música. Na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 19h30, tem lançamento do livro “Passaporte para a Vida”, da escritora Vânia Nacaxe, em que ela descreve sua trajetória de reconstrução pessoal após a perda do marido para um agressivo câncer no cérebro.

Às 19h30, no auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II), a mesa redonda “Alfaletra: as tessituras teóricas e o desenvolvimento profissional do professor” discute o desenvolvimento profissional do docente a partir da obra “Alfaletra”, de Magda Soares, professora homenageada nesta edição da feira. No auditório do Sesc, às 20h, tem vez o projeto “Intervista Literária – Entre Romances, Poesia, Canção e Teatro”, um sarau cultural de diálogos artísticos, mesclando cenas teatrais, música e recitações. Tudo tendo como referencial obras autorais de Jackeline Stefanski Bernardes, artista multilinguagem, educadora e pesquisadora; Neide Almeida, socióloga, escritora, educadora e mestre em Linguística Aplicada; Felipe Antunes e Oswaldo de Camargo, escritores.

Contações de histórias com temáticas indígenas e africanas, e sessão de autógrafos com autores do livro bilíngue “Ribeirão Preto para Crianças”, também estão na agenda. A programação completa da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto pode ser acessada pelo site: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Tags: