O  Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece, ao longo de agosto, uma programação ampla e inclusiva de atividades educativas e cursos para o público participar online. Os encontros virtuais trabalham a intersecção das artes com eixos temáticos que fomentam uma produção cultural plural e diversa.

O Educativo do MAM São Paulo, em uma programação integrada com o Educativo do MAC USP, inaugura ações gratuitas voltadas para a exposição Zona da Mata, de curadoria de Cauê Alves (MAM São Paulo), Ana Magalhães (MAC USP) e Marta Bogéa (MAC USP), em cartaz em ambos os museus.

O artista Fernando Limberger participa de encontro virtual com o público para falar de Paisagem reflexa: Ibirapuera, obra inédita realizada para esta exposição. As educadoras Mirela Estelles e Renata Sant’Anna apresentam uma abordagem de mediação que ativa formas de leitura das obras por meio de narrativas infanto-juvenis, orais e escritas, inspiradas pelos temas e conceitos da mostra. E uma visita integrada com os educadores do MAM e do MAC inaugura uma temporada de visitas virtuais abertas ao público, e para o agendamento de grupos, à Zona da Mata, suscitando reflexões sobre natureza e meio ambiente no encontro com a arte.

Destacam-se também os cursos virtuais oferecidos no mês de agosto. Em Produção de exposição_bastidores de uma mostra de arte, Carol Angelo e Daniele Carvalho evidenciam os processos presentes nos bastidores de uma exposição de arte. O historiador Uila ministra Carnaval e teatro afrobrasileiro em um Brasil quase moderno, curso que propõe reanalisar o contexto artístico local a partir da produção de grupos afro-brasileiros nas áreas do Carnaval e do Teatro.

Ainda integram a programação de cursos: As transtopias de Paul B. Preciado: feminismo, corpo e tecnologia, com Ali Prando e Matheuz Catrinck, História da arte como história das origens, com Renato Menezes, Poética da terra. Ateliê virtual: produção dos pigmentos naturais (2a edição), com Denise Valarini e Fotografia Autoral, com Marcelo Greco .

Os cursos são ao vivo por meio de plataforma de videoconferência, com aulas gravadas disponibilizadas por tempo determinado. Para conferir os planos de aula completos de cada curso, acesse mam.org.br/cursos/ .

Confira todas as atividades educativas:

3 de agosto, terça-feira às 16h

Programa de Visitação

A cidade e o moderno: exposição Desafios da modernidade, com Cristina Fernandes

Visita virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia.

Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

*

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado celebra os 60 anos de sua história, em 2021, com uma nova exposição que será aberta ao público no próximo dia 14 de agosto. A mostra Um Celeiro de Artistas – MAB FAAP 60 anos, com a curadoria de Denise Mattar, reunirá obras de alguns dos mais importantes artistas brasileiros como Maria Bonomi, Regina Silveira, Julio Plaza, Claudio Tozzi, Carmela Gross, Jac Leirner, Leda Catunda, Ivald Granato, Jum Nakao, entre outros.

São 120 obras pertencentes ao acervo do MAB FAAP, que serão apresentadas em dois núcleos, o primeiro deles reúne obras de professores e alunos que fizeram a história da instituição e o segundo fazendo uma homenagem à exposição 15 Jovens Artistas Brasileiros, realizada pelo museu em 1978. A mostra tem ainda um segmento dedicado à arte postal, além de vídeos que rememoram importantes exposições e imagens dos ateliês.

De acordo com a curadora Denise Mattar, os visitantes terão a oportunidade de apreciar obras de várias gerações, desde representantes da arte social da década de 1940 até as múltiplas vertentes da arte contemporânea.

“Trata-se de um recorte do bem-sucedido conceito idealizado por Armando Alvares Penteado, em reunir, num só espaço, um museu e uma escola de arte, que oferecem espaço de criação e de exposições. Esse processo resultou num celeiro de artistas, que revela a cada ano novos talentos”, explica a curadora.

Fernanda Celidonio, diretora do MAB-FAAP, destaca a importância da exposição comemorativa: “O MAB FAAP completa seis décadas de existência, sempre promovendo exposições gratuitas de artes visuais e outras de interesse geral, nacionais e internacionais, que apresentam o legado de diferentes culturas e períodos históricos.”

A exposição fica na programação até 28 de novembro e para visitar é necessário fazer o agendamento pelo link: https://visitante.agendamento.faap.br.

*

Foto: Montagem de mostra no MAM

 

Tags: , , ,