Concebido por Cristina Teixeira, dramaturga formada pelo Royal Court Theatre, o podcast “Criadores de Casos” emergiu durante a pandemia como um ponto de encontro para escritores exercitarem a sua criatividade. O projeto evoluiu através de diversas fases e formatos, consolidando-se como um espaço descontraído de bate-papo e entrevistas onde Cristina divide a bancada com João Dabul (diretor teatral), entre outros convidados.

É nesse ambiente leve que os autores revelam “a história que existe por trás das histórias”, descrevendo a suas motivações, inspirações e processos, envolvendo os ouvintes nas paisagens da sua criação. “Estamos sempre procurando estabelecer vínculos com editoras, sebos, e livrarias.  Parcerias com a livraria a Casa 11 e a editora Folhas da Relva, nos permitiram ter contato com pessoas incríveis: Rita Iglezias, Denise Mattos, Ana Claudia Calomeni, Maria Beatriz Serra, entre outros, que foram essenciais nesse percurso”, diz Cristina.

Os Criadores buscam desfazer o elitismo frequentemente associado à escrita. Por isso, desde sua concepção, optam por receber uma plêiade variada de autores. “Recebemos desde novos talentos, até veteranos, como o musicista Marcelo Fagerlande, o historiador Clovis Bulcão (foto) e a Lu Chardelli. Sempre buscando nos aprofundar cada vez, mais na compreensão da obra.”

Ela continua: “Acreditamos também, que é preciso ampliar o leque de discussão sobre o livro, por isso convidamos ao debate ilustradores, capistas, especialistas em direito autoral, designers gráficos, tradutores, revisores, para aumentarmos o debate e o conhecimento sobre a indústria editorial em geral.”

Para o ano de 2024, o objetivo é expandir as fronteiras geográficas, iniciando uma série de entrevistas internacionais, que começa com o episódio inédito da escritora Beth Granela sobre seu livro Quarto das nossas memórias, que retrata a luta das mulheres Curdas na Turquia  com a presença via link de Anahita Qasabian – Presidente da União das Mulheres Armênias da Síria – e Stera Abdo -Ativista pelos direitos das mulheres curdas e membro do Kongra Star em Rojava. “Depois teremos entrevistas com autores de outros países e estados do Brasil, como por exemplo um bate papo com André Lisboa, dono da Livraria Macun, de Porto Alegre, que também laçou um livro, o romance Nas cidades sou como o fantasma de alguém sem rosto.

Todos os episódios estão  disponíveis no YouTube canal Escritora Cristina Teixeira, assim como em todas as outras plataformas de streaming, (Spotify etc).

Tags: