* Por Nanete Neves * 

Unidas somos mais fortes. Foi a partir dessa ideia e de conversas informais que a premiada escritora Maria Valéria Rezende propôs criar o Mulherio das Letras Brasil, movimento de mulheres ligadas à literatura que vai se reunir entre 12 e 15 de outubro próximo em João Pessoa. Criado há dois meses, o grupo já conta com mais de 4 mil inscritas (entre escritoras, editoras, ilustradoras, críticas literárias, professoras e jornalistas).

Enquanto isso, grupos regionais começam a se formar e se reunir preparando pautas, apresentações a ações para o grande encontro e promovendo ações específicas em suas cidades.

Desde que o movimento foi lançado, o grupo de São Paulo já vem se reunindo e discutindo questões bastante relevantes, tais como encontrar formas de aproximar o público leitor das escritoras e ampliar esse contato. Desses encontros surgiu a proposta de se criar a primeira ação do “Mulherio das Letras- SP” envolvendo público – com debate e intervenções de várias autoras. O evento será realizada na Livraria Blooks (no Shopping Frei Caneca), no próximo dia 29 de junho, quinta-feira, a partir das 19 horas.

O evento “Mulherio das Letras – SP em Sarau” vai contar com a leitura de contos e poemas, bate-papo com o público, intervenções, autógrafos e a participação das escritoras: Eugenia Zerbini (Prêmio Sesc 2004); Susana Ventura (ProaC 2013 e 2015 e finalista do Jabuti em 2016); Maria José Silveira (Prêmio APCA, 2002, semifinalista Portugal Telecom 2015 com livros publicados em outros países); Goimar Dantas (finalista Prêmio Jabuti 2011; publicada na Espanha e selecionada pelo Programa Sesi Literatura Viva, 2017); Roberta Asse; Izilda Bichara (finalista da Off FLIP, 2015); Nanete Neves; Paula Bajer Fernandes e Silvia Camossa (prêmio do público na FIL Niños de Guadalajara). Outras escritoras também estarão presentes com seus livros, tais como Márcia Barbieri, Sonia Nabarrete, Karin Krogh, Camila Passatuto, entre outras.

Outras ações deverão acontecer nos próximos meses, como preparação ao encontro nacional de outubro, em João Pessoa. “Estamos vivendo uma espécie de revolução, mudando o paradigma dos eventos literários”, diz Maria Valéria Rezende ao explicar a proposta do movimento e do grande encontro de outubro. Não haverá curadores, nem “mesas” com estrelas e cachês, tampouco hierarquias. O que se pretende é reunir todas as profissionais interessadas em ampliar e intensificar discussões específicas sobre questões que lhes interessam, entre as quais o reconhecimento e a ampliação do espaço para a literatura feita por mulheres, com toda sua diversidade de classe, raça, orientação sexual e projetos literários.

*

Nanete Neves é escritora, autora de O poeta e a foca

*

Serviço:

Mulherio das Letras de São Paulo em Sarau, com várias autoras (leitura de contos, poemas, bate-papo com o público, autógrafos).

Data: 29 de junho de 2017, das 19 às 22 horas. Local: Livraria Blooks, Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, São Paulo.

 

 

 

Tags: