* Da redação* 

O Prêmio ‘Oceanos’ – criado por Selma Caetano em parceria com o Itaú Cultural – e o Centro Universitário Maria Antonia apresentam esta noite debate entre dois semifinalistas deste ano. Com mediação do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, o encontro reúne o escritor português Gonçalo M. Tavares e o também escritor e artista brasileiro Nuno Ramos (foto). Ambos falam sobre suas trajetórias e, em especial, sobre seus mais recentes livros.

No romance Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, Gonçalo M. Tavares relata a história de uma garota deficiente que vaga pela Europa do pós-guerra. Já o artista e escritor Nuno Ramos aborda o livro de poemas Sermões.

Nascido em Angola, em 1970, Gonçalo M. Tavares é um dos mais celebrados autores da literatura portuguesa contemporânea. Ele transitando entre o romance, a ficção curta, o aforismo, a poesia e o teatro, é autor das séries “O Bairro” – em que faz variações sobre as obras de escritores transformados em personagens de uma cidade imaginária – e “O Reino” – composta por Um homem: Klaus Klump, A máquina de Joseph Walser, Jerusalém e Aprender a rezar na era da técnica, em que empreende um mergulho alegórico na história do século 20, tendo por fio condutor a guerra, suas tecnologias e seus morticínios.

Nuno Ramos, nascido em São Paulo em 1960, tornou-se referência no campo das artes visuais brasileiras antes de estrear na literatura – que afirma ter sido seu primeiro impulso criativo – com Cujo, livro de fragmentos de prosa que desenham, no microcosmo de seu ateliê, uma fenomenologia da opacidade das coisas. Ainda escreveu Pão do corvo, Ó e O mau vidraceiro, este último com a apresentação de Gonçalo M. Tavares. Compositor e videomaker, Nuno é autor ainda de Ensaio geral (com textos críticos e reflexões ensaísticas) e do livro de poemas Junco.

 O Itaú e a literatura

Como correalizador do Oceanos, o Itaú Cultural participa de todas as etapas do processo, estabelecendo vários diálogos com os projetos tradicionais da instituição e a história do prêmio, além de patrocinar festas e feiras literárias, como Flip, Flupp e Fliporto, estabelecendo ações de estímulo à leitura por meio da Fundação Itaú Social.

Serviço: Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque, Tel. (11) 3123-5238, hoje, às 19h

Tags: