* Da redação *

Em 1942, a animação “Alô Amigos” marcou a estreia do mais brasileiro dos personagens Disney. Joe Carioca, como foi batizado nos Estados Unidos, conquistou o coração de milhares de fãs no mundo todo e, em especial, no Brasil – onde é conhecido por Zé Carioca. Suas aventuras tiveram continuidade nos quadrinhos, os quais o personagem apareceu vivendo nos morros do Rio de Janeiro, comendo feijoada e jogando futebol, além de contar também com novos personagens, diferentes tramas e parentes de outras regiões do país. 

 A Disney e a editora Culturama acabam de anunciar um lançamento exclusivo para celebrar os 80 anos desde a primeira aparição de Zé Carioca. O livro de capa dura e formato 15×21, intitulado O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia conta com 14 histórias, distribuídas em 144 páginas, que retratam momentos marcantes da vida do personagem, desde seus primórdios até a fase mais recente, acompanhados de artigos repletos de informações, curiosidades e imagens incríveis.

*

Na próxima quarta-feira, 13 de julho, às 18h, a Editora Vestígio promove uma conversa sobre o livro A viajante inglesa, o senhor dos mares e o Imperador na Independência do Brasil, de Mary Del Priore. Na ocasião, a autora — que é referência para os estudos históricos acerca do Brasil — conversa com  o jornalista, escritor, tradutor e youtuber Eduardo Bueno para um bate-papo sobre os aspectos e curiosidades que cruzam a narrativa do livro ao bicentenário de Independência do Brasil. A conversa acontecerá no Instagram da autora e do convidado.

*

Um grande encontro para celebrar e valorizar a literatura no Polo Sociocultural Sesc Paraty (RJ). Este é o Festival Arte da Palavra (Farpa), que será realizado de 21 a 23 de julho, e que integra o projeto Arte da Palavra, circuito literário nacional promovido pelo Sesc. Depois de passar pela Bahia e Pernambuco, o evento chega a sua terceira edição em diversos espaços de Paraty (RJ). O Festival, com programação totalmente gratuita, segue como espaço de ampla reflexão sobre o ofício da escrita e sua importância na atualidade.

“O Farpa é uma mostra do projeto Arte da Palavra, o maior circuito literário do país, que leva a arte da escrita por todos os estados. A ideia do Festival é ser um espaço de imersão dos artistas entre si e com o público. Ao mesmo tempo que os convidados serão palestrantes, também se tornarão plateia ao longo dos três dias de programação. O evento é aberto ao público e estamos todos ansiosos por este momento de troca de ideias e do saber criativo”, destaca Henrique Rodrigues, analista de literatura do Departamento Nacional do Sesc.

Participam João Anzanello Carrascoza, Clarice Freire, MC Martina, Tamy Ghannam e Marcelino Freire. A programação também terá um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura do ano passado, o paraense Fabio Horácio-Castro, que venceu na categoria romance com O Réptil Melancólico e o pernambucano Diogo Monteiro, escolhido como melhor de livro de contos, com O que a casa criou.

Tags: