Por Alexandre Staut *

Criador da editora Buzz em 2016, Anderson Cavalcante acumula mais de vinte anos no mercado editorial, com passagem pelas editoras Gente e Sextante, é autor de best-sellers e já vendeu milhares de livros de sua jovem editora. Ele falou com a SPR sobre os segredos de seu sucesso.

Pensando em alguns dos livros da Buzz, que semanalmente estão entre os mais vendidos do Brasil, quais são os segredos para transformar uma obra num best seller? É grande distribuição? Marketing? Não sei dizer se são segredos, mas no nosso método buscamos trabalhar algumas frentes como definição do roteiro no caso do autor nacional, uma boa tradução nos livros estrangeiros, uma capa sensacional com um título que chama para ação. Projetos gráficos diferenciados para ajudar o leitor seguir na leitura. Divulgação forte, distribuição nacional e muito energia boa do nosso time em todas essas etapas para dar certo!

Poderia falar um pouco sobre a distribuição dos livros de sua editora? O que funciona e o que não funciona? Temos distribuição em livrarias físicas, on-line, drogarias, restaurantes, padarias, lojas de conveniência, supermercados, e muito mais. A distribuição pós-pandemia nas livrarias on-line sinto que tem sido nosso maior desafio porque são muitos lançamentos todo mês e o site ou as primeiras páginas de destaque não tem tamanho para absorver e dar a visibilidade das capas no site que todos os livros precisam e a livraria tem. O site não é elástico. Então como conseguir destaque e fazer o algoritmo trabalhar ao favor da suas obras? Esse tem sido o maior desafio falando de distribuição uma vez que não basta distribuir, tem que estar visível para o leitor.

Quais lições de marketing são chaves para o negócio do livro? Minha formação é em marketing e tenho cada vez mais aprendido que ser honesto ao comunicar a promessa do produto livro para o leitor e entregar essa promessa ao leitor ao longo da leitura é fundamental. Outra coisa é que muito autor lança o livro pensando na história que quer contratar, mas mercadologicamente você precisa pensar em quem é o seu leitor e qual contribuição você vai levar para esse leitor. Ter essa visão mercadológica muitas vezes é determinante para o sucesso de um livro. Um dos nossos diferenciais está aí, devo ser o único editor e autor do mercado editorial. Autor best seller com dois milhões de livros vendidos e presentes em 21 países que ainda escreve seus livros a mão e como editor há 28 anos tendo lançado alguns best sellers como Casais inteligentes enriquecem juntos, Quem ama educa, Geração de valor, Pega a visão, Seja foda, entre outros. Acredito que conheço claramente as dificuldades e dores que cada autor enfrenta e os desafios que o mercado exige para tornar um livro comercialmente um sucesso.

Qual livro inédito ainda não editou e gostaria de editar? Muitos. Um que eu gostaria muito de editar o livro do Seu Jorge, um empresário que cresci ouvindo meu pai falar dele assim e só depois de muitos anos soube que o Seu Jorge que meu pai tanto falava era o senhor Jorge Paulo Lemann. Já conversei com ele algumas vezes e quem sabe um dia ela topa pessoalmente fazer esse livro comigo compartilhando as histórias de bastidores que meu pai contava. Ele autorizou eu escrever sem ele, mas não faz sentido. O significado está nessa troca com ele. Quem sabe um dia!

 O que o mercado editorial está buscando neste momento? Livros infanto-juvenis estão vendendo muito bem neste momento e o mercado LGBTQIAP+ está crescendo bastante. Tanto que acabamos de lançar A temperatura entre você e eu, que será uma série na Disney.

 O que gostaria de falar sobre os livros do Ilko Minev, quase todos best sellers? Como e em que ocasião você o encontrou? Ilko é um ser humano incrível e de um conhecimento que poucos possuem. Um amigo nos apresentou e de lá para cá temos tido muito sucesso em dois dos seus quatro títulos que se tornaram best seller, estando meses nas listas de mais vendidos. Misturar Amazônia, romance e dados históricos tem sido seu grande diferencial.

Quais dicas poderia dar para quem está começando no negócio do livro? Trate cada título com muita paixão, porque diferente de outros produtos, livro tem vida.

*

A revista literária e de artes São Paulo Review é um exemplo de jornalismo independente e de qualidade, que precisa de sua ajuda para sobreviver. Seguem nossos dados bancários, caso resolva contribuir com qualquer quantia:

 São Paulo Review Produções/ Banco do Brasil

Agência: 712-9

Conta corrente: 80832-6

CNPJ:  07.740.031/0001-28

ou chave PIX: (11) 99773-6574

Ao contribuir, mande-nos um e-mail avisando. Seu nome, ou o nome de sua empresa, figurará como “Nosso Patrono”, na página ‘Quem somos’ do site. Para anúncio, escreva-nos também por e-mail: saopauloreview@gmail.com

Tags: