* Da redação *

André Lisbôa está lançando pela Folhas de Relva Edições o romance Nas cidades sou como o fantasma de alguém sem rosto e abrindo a livraria Macun, especializada em livros por indicação geográfica, em Porto Alegre. No ritmo das pedaladas de uma bicicleta, a estrada passa sob os pés do protagonista do livro de estreia de Lisbôa. O personagem percorre o sul do Brasil, o Uruguai, a Argentina, até chegar a Sucre, na Bolívia, cidade onde desaparece. Através de seu diário, enviado ao amigo Jean pouco depois da última nota, é que temos acesso aos lugares onde passou, as pessoas com quem conviveu e os fantasmas que o perseguiram durante a jornada.

“Este charmoso e bem escrito romance on the road, em forma de diário de viagem, aborda temas como tragédia e vingança, trauma e exílio e conta não apenas uma história, mas muitas. Seguindo os rastros do protagonista percebemos o quão impossível é fugir do passado”, diz Alexandre Staut, editor da obra. Tina Vieira, finalista do Prêmio Jabuti de 2021, com o livro Maboque, diz: “Um homem pega a estrada como quem compra a última passagem disponível para outro mundo. No caminho, encontra viajantes que buscam uma maneira de viver sem tanta culpa. Contando suas histórias, soltam lastro, se desvencilham da carga que torna a travessia tão penosa. O protagonista usa um diário, a palavra escrita, para purgar seus fantasmas. Estreia potente de André Lisbôa, que, intercalando passado e presente, nos conta um pouco dos males do Brasil e das angústias que habitam cada
um de nós.”

André Lisbôa é natural de Florianópolis, tem 41 anos e formação em Direito e Fisioterapia. Trabalha como funcionário público estadual desde 2010, e está abrindo a livraria Macun em Porto Alegre, onde pretende dedicar-se integralmente à literatura. Tem contos publicados em antologias. Este é seu livro de estreia.

Sobre a livraria

Screenshot_20230817-092642_Instagram

Ao mesmo tempo em que estreia na literatura, André Lisbôa está abrindo a livraria Macun, em Porto Alegre, livraria especializada em livros por indicação geográfica. A Macun Livraria & Café tem como referência o Modernismo Brasileiro em diálogo com o mundo contemporâneo. A ideia do espaço é pensar, debater e refletir sobre o conceito de um Macunaíma/Brasil globalizado. O lugar vai oferecer além da livraria, cafeteria, bistrô e uma sala dedicada a cursos, oficinas e lançamentos de livros. Endereço: Rua Octávio Corrêa, 67, Cidade Baixa, Porto Alegre, CEP 90050-120.

*

nas cidades sou como o fantasma de alguém sem rosto CAPA frente (1)

Nas cidades sou como o fantasma de alguém sem rosto, de André Lisbôa (Folhas de Relva Edições, 169 págs.)

Encontre o livro aqui.

Tags: