A Prefeitura de São Paulo promove este fim de semana a segunda edição do Festival Mário de Andrade, sob o tema “Literatura e Artes na Pauliceia 2022”, entre os dias 21 e 23 de outubro. O evento aposta na literatura brasileira e na sua diversidade atual e traz palestras, debates, oficinas, saraus e slams com artistas de todo o país, além de shows, performances e espetáculos teatrais.

As atividades se concentram nos dois prédios da Biblioteca Mário de Andrade, o Edifício-Sede e a Hemeroteca, na Sala do Conservatório da Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, com tendas e outros espaços de exposição e convivência. O Festival também conta com o apoio de outras instituições culturais localizadas nas proximidades da Biblioteca, tais como o Museu da Língua Portuguesa, o SESC 24 de Maio, o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que receberão uma programação especial para o evento. “Após dois anos, comemoramos a segunda edição do Festival Mário de Andrade com uma grande diversidade na nossa programação. Buscamos trazer diversas vivências para celebrar a arte em uma das suas linguagens mais lindas, a literatura”, comenta a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.

A mesa de abertura do Festival, Amor aos Livros, tem início às 19h da sexta-feira (21), na Praça das Artes, e recebe a atriz Isabel Teixeira, que fez sucesso recente como a Maria Bruaca do remake de Pantanal, para uma conversa com a educadora Bel Santos Meyer sobre o impacto dos livros em suas trajetórias. Além de atriz, Isabel também é formada em Letras e dirige sua própria editora artesanal, a Cadernos Fora de Esquadro, desde 2014.

Destacam-se, também, o show de Marina Lima na noite de abertura (21), às 20h30, na Praça das Artes e a mesa Versos e Rimas, no sábado às 18h, que traz Rashid, GOG e a compositora Jup do Bairro, simbolizando duas gerações do hip-hop nacional, para explorar as particularidades da escrita de rap e outros gêneros urbanos, os convidados comentam aspectos técnicos das composições e revelam os artifícios utilizados por grandes compositores. No último dia, no domingo (23), Ferréz, fundador do selo Literatura Marginal, apresenta um painel literário no terraço da Biblioteca Mário de Andrade, às 16h, para falar de seu processo criativo e de como ser um escritor independente. O fechamento será com um show do músico baiano Mateus Aleluia (foto).

A São Paulo Review participa da feira de livros _ dentro da programação oficial _, que acontece na Praça das Artes, no sábado e no domingo, com seu selo editorial, Folhas de Relva Edições.

Tags: