O período 04 de 2023* não conseguiu superar o desempenho do período 04 em 2022. O volume foi 3,59% menor e o faturamento, também negativo, de 0,42%. O 04º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registrou a venda de 3,64 milhões de livros, sendo o menor volume em 2023 até agora, contra 3,77 milhões. Em faturamento foram R$165,15 milhões contra R$165,85 milhões.

Na visão do acumulado** 2023 mantém um volume negativo, mas o faturamento continua positivo. Do início do ano até dia 23 de abril, o setor apresenta um volume de 17,54 milhões de livros comercializados com uma receita de R$835,50 milhões. No acumulado de 2022 o setor implacava um volume de 18,34 milhões e um faturamento de R$827,16 milhões.

“Neste 4º período voltamos a observar uma queda real, mantendo toda a cadeia do livro atenta à grande possibilidade de um ano fraco em resultados. Devido a isto e também extremamente preocupante é a queda no número de ISBNs, normalmente correlacionado a um movimento defensivo do setor”, analisa Dante Cid, Presidente do SNEL.

Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, comenta: “2023 ainda não firmou regularidade em termos de faturamento e volume de vendas, mas o padrão de maiores preços médios e menos descontos é uma constância, especialmente entre os top 500 títulos.”

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 04: 2022 (28/03/2022 a 24/04/2022) x 2023 (27/03/2023 a 23/04/2023)

**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK16: 2022 (03/01/2022 a 24/04/2022) x 2023 (02/01/2023 a 23/04/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Sobre o SNEL

Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país.