* Da redação *

Começa nesta quarta-feira (3) e vai até 18 de junho a mostra da série ‘Ocupação’, desta vez sobre a escritora mineira Conceição Evaristo, autora de Ponciá Vicênio (2003), seu primeiro romance publicado; Olhos d’água (2014), entre outros.  Com curadoria da própria autora e dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento, o ciclo é formado por uma exposição em que estarão textos, fotografias, objetos pessoais, obras de referência, audiovisuais, manuscritos de poemas e contos, cartas de familiares e amigos, material que conduz à favela mineira em que a autora cresceu cercada por palavras, graças à sua mãe, a lavadeira dona Joana. Mãe de dez filhos, Joana escreveu memórias inspiradas em Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora de Quarto de despejo – Diário de uma Favelada (1950), livro autobiográfico que narra a vida na periferia de São Paulo.

Entre as cartas citadas, destaques para aquelas chamadas Cartas Negras e trocadas entre Conceição e Esmeralda Ribeiro, Geni Guimarães, Miriam Alves, Ana Cruz, Ana Maria Gonçalves, Cristiane Sobral, Débora Garcia, Elizandra Souza, Jenyffer Nascimento, Lívia Natália, Mel Adún e Raquel Almeida.

Durante o período da mostra, o Itaú Cultural promove atividades em sinergia com a exposição. a primeira delas, nos dias 6 e 7 de maio (sábado e domingo), é o espetáculo “Minas de Conceição Evaristo”, baseado em uma obra da autora, com as atrizes gaúchas Vera Lopes e Glau Barros, que também é cantora, e as atrizes, cantoras e compositoras baianas Alexandra Pessoa e Emillie Lapa.  A direção é de Jessé Oliveira.

Na quarta-feira, 10 de maio, a própria escritora ministra uma aula, na qual fala sobre a sua vida e obra. Em 24 de maio, acontece a mesa “Vozes-mulheres: múltiplas escrevivências de autoria africana e afro-diaspórica”, com Conceição Evaristo; a professora de literatura brasileira da UFMG, Constância Lima Duarte; a doutora em literatura comparada Maria Nazareth Soares Fonseca, e a doutoranda em letras Rosangela A. Cardoso da Cruz.

No dia 31, o destaque é a mesa “Mulheres Negras: arte e militância com Conceição Evaristo”, com participação da doutora em Educação Sueli Carneiro; da ativista, fundadora da Criola e diretora executiva da Anistia Internacional Brasil Jurema Werneck e da cineasta Yasmin Thayná.

Veja a programação completa no site do Itaú Cultural.

Tags: