Mistura fina

poços

Por Gisele Ferreira *

Faltam seis meses para o início do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), o maior e mais importante evento de literatura de Minas Gerais. Em 2015, o evento será realizado entre 25 de abril e 3 de maio. À medida que o evento toma corpo, nomes consagrados da escrita e pessoas de destaque em outras áreas culturais confirmam presença. Isso mostra que o Flipoços é hoje um mix de expressões e de gente representando diferentes manifestações artísticas. É a literatura unindo uma legião de seres criativos com a missão especial de transmitir conhecimento e trocar experiências. Eis aqui mais um exemplo de mistura inusitada e interessante que o Flipoços vai oferecer em 2015. O evento, que promoveu pela primeira e única vez, em 2011, o encontro entre Rubem Alves e Ariano Suassuna, vai reunir Luis Erlanger, ex-diretor de jornalismo da TV Globo e a atriz Tássia Camargo, estrela da mesma emissora na década de 80. Afinal, o que o ex-homem forte do jornalismo global e Tássia têm em comum?

Além de amigos, eles se encontram no interesse pelo primeiro livro de Erlanger, que agora é escritor, lançado em 2014: Antes que eu morra. Trata-se de um romance policial que traz a transcrição das sessões da análise de um homem com seu psicanalista. Depois de descer no andar errado de um edifício e tentar ajudar uma jovem, o narrador se envolve, por acidente, em um homicídio. Na luta para descobrir quem o persegue, ele desvenda um esquema de prostituição e corrupção ligado a políticos de Brasília.

A atriz, a pedido de Erlanger, será parceira dele, em Poços de Caldas, no bate-papo sobre o livro que vem fazendo sucesso pelo País. Aos que acham que Tássia anda sumida da telinha, vale colocar que ela se tornou cineasta e tem se dedicado ao teatro. Em 2011, por exemplo, dirigiu a peça “Viúva, porém honesta”, de Nelson Rodrigues. Em 2013, como atriz, recebeu vários prêmios pela atuação na peça “Se você me der a mão”, texto de Regiana Antonini e direção de Ernesto Picolo.

Dobradinha intelectual

O Flipoços 2015 vai promover também o encontro entre José Luiz Goldbarb e Martha Gabriel. Ele é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e foi curador do Prêmio Jabuti da Câmera Brasileira do Livro, o mais importante da literatura nacional. Goldfarb tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

Ela é engenheira, pós-graduada em Marketing e Design, mestre e Ph.D. em Artes. Foi apontada pela Online Universities como um dos quarenta professores em tecnologia mais importantes do mundo. Coordenadora e professora do curso de MBA em marketing da HSM Educação, realizou mais de 50 palestras nos Estados Unidos e países da Europa e Ásia. É, ainda, autora de cinco livros, inclusive do best seller “Marketing na era digital”.

A dupla participa, no Flipoços, da mesa de discussão “O paradoxo da leitura na era das redes sociais”. Como o nome sugere, a ideia é discutir a relação da leitura e das redes sociais como o Facebook, que ocupam cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente entre os mais jovens. Será que os livros não estão sendo deixados de lado por conta do apelo da internet? Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos. Inclusive no que se refere a novas e boas parcerias que o Flipoços ainda vai promover, sempre no toque mágico da diversidade.

Para mais informações vale ver o site e acompanhar os bastidores desta grande festa de 10 anos do Flipoços www.flipocos.com

*

Gisele Ferreira é criadora e organizadora do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços). Faz parte do conselho editorial da revista São Paulo Review